18 de outubro de 2024

Projeto do Curso de Medicina em Paulo Afonso já tramita no Ministério da Educação

Por

O deputado federal Josias Gomes esteve nesta terça-feira, 24, em audiência com o secretário do Educação Superior do MEC, Amaro Lins, na companhia do reitor da Universidade do Vale do São Francisco-Univasf, Julianeli Tolentino de Lima. Na oportunidade foi entregue oficialmente a proposta de implantação do campus na cidade de Paulo Afonso, com o funcionamento do curso de Medicina.

 

Caso seja implantado, o novo campus universitário da Univasf vai atender a demanda estudantil de quatro estados: além da Bahia, serão beneficiados, em virtude da proximidade com Paulo Afonso, vestibulandos de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. “Creio que a situação geográfica de Paulo Afonso se constitui em fator altamente favorável à aceitação do projeto”, afirmou Josias Gomes, entusiasta do novo campus.

 

A proposta tem apoio decidido do governador Jaques Wagner, tanto que, em meio à audiência, o deputado Josias Gomes conseguiu alcançar o governador baiano, pelo telefone, colocando-o na linha com o dirigente do MEC. Antes disso, Wagner havia telefonado diretamente ao ministro Aloísio Mercadante enfatizando o interesse do Estado na instalação do curso de Medicina em Paulo Afonso.

 

Da esquerda para a direita, Jeanne Liliane (diretora da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Julianeli Tolentino (reitor da Univasf), Amaro Lins (secretário de Educação Superior), Josias Gomes (deputado federal) e Edmilson Santos (chefe de Gabinete da Reitoria da Univasf)

Entre as garantias dadas à Univasf, e que favorecem ao projeto, destacam-se as da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que está doando o prédio onde funcionou o hotel da empresa, para servir de residência universitária, e, ainda, o Hospital Nair Alves de Sousa. Já a Prefeitura de Paulo Afonso está prometendo 10 anos de isenção do IPTU, podendo inclusive prorrogar o prazo, além da construção do restaurante universitário com capacidade para 500 refeições.

 

Em recente declaração, o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, avaliou que o futuro campus pode se transformar “num polo de excelência, servindo a mais de um milhão de pessoas, em municípios – a maioria, pequenos – dos quatro estados, o que, por si, justifica plenamente o investimento”.

 

Flagrante de recente audiência entre Josias Gomes, Julianeli Tolentino e o ministro Aloísio Mercadante, quando, além do curso de Medicina em Paulo Afonso, foi discutida a possibilidade de aquisição de tomógrafo para equipar o Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina

 

Da mesma forma pensa o deputado estadual Paulo Rangel, do PT baiano, que forma entre os que historicamente vêm lutando em favor do campus em Paulo Afonso: “temos certeza de que estamos lutando, mais do que por um campus para o município, mas, na verdade, na busca da concretização de uma tese, que é a da interiorização do ensino superior público de qualidade”.

 

Ao término da reunião, o reitor Julianeli Tolentino, agradeceu ao deputado Josias Gomes “por construir uma agenda na SESu/MEC onde, além da discussão sobre as alternativas para consolidar o curso de Medicina, e demais cursos de Graduacao da Univasf, possibilitou a entrega do projeto de implantação de um Campus da instituição na cidade de Paulo Afonso-Ba”. O dirigente universitário também agradeceu ao Secretario de Educação Superior, Amaro Lins, “que encaminhará o projeto à Comissão Especial do MEC para análise de viabilidade técnica”.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!