15 de abril de 2026

É #FAKE que Haddad criou ‘kit gay’ para crianças de seis anos

Por

G1

Imagem que circula em redes sociais em que Bolsonaro atribui a Haddad a criação do kit gay — Foto: G1



 

 

Circulam pelas redes sociais vídeos, fotos e textos que atribuem ao candidato Fernando Haddad (PT) a criação de um “kit gay” para crianças de 6 anos. Parte dos posts diz ainda que o livro “Aparelho Sexual e Cia” foi adotado em programas governamentais enquanto Haddad ocupou o cargo de ministro da Educação, entre 2005 e 2012. As mensagens são #FAKE.

 

Nesta terça-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou o candidato Jair Bolsonaro remover esses vídeos da internet por gerar desinformação e prejudicar o debate político.

 

O chamado “kit gay” fazia parte do projeto Escola sem Homofobia, que, por sua vez, estava dentro do programa Brasil sem Homofobia, do governo federal, em 2004. Ele era voltado à formação de educadores, e não tinha previsão de distribuição do material para alunos. O programa não chegou a ser colocado em prática.

 

Elaborado por profissionais de educação, gestores e representantes da sociedade civil, o kit era composto de um caderno, uma série de seis boletins, cartaz, cartas de apresentação para os gestores e educadores e três vídeos.

 

A distribuição do material foi suspensa em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff.

 

Já o livro “Aparelho Sexual e Cia – Um guia inusitado para crianças descoladas”, do suíço Phillipe Chappuis, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, jamais fez parte do projeto conhecido como “kit gay”.

 

Tanto o MEC quanto a editora responsável pelo livro negam que a obra tenha sido utilizada em programa escolar. O livro nem sequer foi indicado nas listas oficiais de material didático.

 

Em agosto, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, e do Jornal das 10, da GloboNews, Jair Bolsonaro afirmou que o livro “Aparelho Sexual e Cia” estava dentro do material do programa.

 

“Estavam discutindo ali, comemorando o lançamento de um material para combater a homofobia, que passou a ser conhecido como ‘kit gay’. Entre esse material, estava esse livro [Aparelho Sexual e Cia – Um guia inusitado para crianças descoladas]. Se bem que na biblioteca das escolas públicas tem”, disse.

 

A declaração foi checada pela equipe do Fato ou Fake, que concluiu que a afirmação do candidato era #FAKE.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 7

  1. Sincero says:

    Claro, também é “Fake” a cobrança(de 800 mil) que o TCU fez ao ministério da educação, também é “Fake” que o próprio Haddad disse que precisava de uma “reformulação” no material antes do final do ano do lançamento, também é “Fake” que Jean Willys chamou o Haddad de covarde por não colocar a ideia mais para frente, também é “Fake” que um dos integrantes dos grupos LGBT também chamou o Haddad de covarde pelo mesmo motivo… Sério que alguém vai cair nessa ? kkk

  2. Eu conciente says:

    Kkk Apenas não deu certo. Mais que criou ele criou sim.

  3. Fale a verdade!!! says:

    Um pilantra desses já começou errado,querendo ganhar a presidência com mentiras absurdas…

  4. Leidiãne says:

    Ele criou sim, não é fake! Só foi barrado, é diferente. Fake tá esse site puxando a corda pra corrupto…

  5. Valdilene says:

    Meu Deus quanta gente intolerante. Só acreditam no que lhe agradam. Sou mãe e educadora e nunca vi esse material. Povo chato.

  6. Fale a verdade!!! says:

    Nossa !!!falou a editora da revista (Leidiãne)Você ajudou a fazer a revista também né?Pra ter tanta certeza assim.

  7. Paulo junior says:

    kkkkkkk.É kit boiola,kit safadeza,kit mentiroso,kit solta a franga kkkkk.Esse candidato comunista pensa que o povo do Brasil é besta.Mentiroso discarado.Teve kit gay sim so não foi aprovado porque a presidenta Dilma vetou.Pare de falar mentira.O seu nariz ta crescendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!