Leila Roque [alagoana, assessora parlamentar , esteticista e vendedora]
Estivemos com Leila Roque, assessora parlamentar do vereador José de Abel, esteticista, vendedora [ devo dizer que cozinha divinamente], mãe de três meninas e casada.
Leila é enérgica, acolhedora. Tem essas características do feminino que fazem bem aos homens e nós mulheres. Mas não se enganem, quando se trata de trabalho, aquilo que é bom, pode ser um problema.
É comum confundir um sorriso ou atenção com outras coisas. E Leila aceitou falar para dizer que não é preciso mudar a sua natureza para impor respeito.
A culpa
“Às vezes eu me culpo sim, porque meu trabalho me tira muito de casa. Mas aí é que tá, pois eu tenho que trabalhar para dar o melhor para elas. E me divido em mil, tem o trabalho na assessoria, sou esteticista e faço o melhor que eu posso, e as meninas cobram, ‘mãe quero você em casa’, e o esposo também cobra.”
“É muito difícil, mas a gente precisa conciliar”
“Eu não vou dizer aqui que é fácil. A gente precisa conciliar o tempo todo. Os problemas eu deixo lá fora, o tempo em casa é ouro, faço tudo em casa, dou carinho as minhas filhas, ainda que seja pouco o meu tempo. A gente precisa tentar.”
Conseguir o espaço, eis o mais o complicado
“A nossa sociedade já de cara nos põe limites, dizem que a ‘mulher é frágil’, e assim acontece no trabalho, então no início o que me ajudou foi eu ter um jeito espontâneo, fui quebrando essas coisas e me firmando, hoje já são nove anos de Câmara Municipal.”
Uma coisa é ser prestativa, outra é ser permissiva
Leila aqui toca num ponto que gera sempre muita confusão, porque num ambiente dominado por homens como é a política, conseguir o respeito deles mantendo sua ‘essência’ não é tarefa simples como se imagina:
“Tem lugares onde vou que as pessoas me olham diferente, mas aí eu procuro dar o melhor de mim e vejo que estão ‘me confundido’, me imponho. O que nós precisamos é de respeito, qualquer que seja a pessoa: negro, branco, homossexual, qualquer pessoa.”
“Se for para lavar roupa eu serei a melhor lavadeira”
Leila aconselha as mulheres que têm seus dons a não ficarem em casa se prendendo
qualquer que seja, ‘o nosso lugar é na rua, trabalhando, se eu precisar varrer a rua, será a mais bem varrida; se for para lavar roupa serei a melhor lavadeira; o que eu digo é o seguinte: vamos enfrentar a vida, a vida é quem deve ter medo de nós, a mulher tem mesmo é que tomar de conta, mostrar que se um homem é capaz, nós somos muito mais.”
Vc vai longe menina que Deus continue te abençoando
Uma mulher que representa muito bem todas as mulheres da nossa região parabens Leila Roque
Nós pauloafonsinos ficamos mito orgulhosos de termos uma alagoana que representa muito bem o nome das mulheres da nossa região uma mulher inteligente , humilde e educada que Deus proteja você e toda sua família .
Parabéns amiga guerreira e uma profissional competentissima.te admiro muito.
Es uma profissional competentissima. Você vai longe .te admiro muito.