6 de fevereiro de 2026

Estudantes da Educação Profissional de Paulo Afonso criam Vela Repelente para combater o mosquito Aedes Aegypti

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Pensando em afastar ou até eliminar indesejáveis o mosquito Aedes Aegypti, causador da Zica, Dengue e Chikungunya, as estudantes Adriele Santos, Gilmara Gomes e Vitória Silva, desenvolveram a “Vela Ecológica Repelente”. As jovens, são do curso técnico em Análises Clínicas, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Itaparica II Wilson Pereira, em Paulo Afonso, a 434 Km de Salvador, no Vale do São Francisco. Para a produção da vela, as estudantes utilizaram além da parafina, apenas três ingredientes: raspas de limão e de laranja e cravo triturado.

 

“Criamos a vela com o intuito de ajudar a comunidade, por ter um custo baixo e uma alta eficácia. Os moradores daqui da cidade sofrem com os mosquitos e as doenças transmitidas por eles, que nem sempre tem condições de comprar o repelente que é vendido no mercado. São ingredientes e materiais que temos em casa ou de fácil aquisição e pode ser feito por qualquer pessoa que queira espantar ou até eliminar esses temidos pernilongos”, conta Vitória.

 

Para comprovar a eficiência do produto, as estudantes distribuíram as velas entre os colegas para que fossem testadas em suas residências. “Testamos as velas em nossas casas e também distribuímos algumas para nossos colegas de sala e professores. O resultado foi mais que o esperado, pois pensamos que a vela apenas afastaria os mosquitos, mas ela conseguiu até exterminar alguns. Acreditamos que o cheiro da laranja do limão e do cravo queimando espanta os mosquitos do ambiente”, revela Adriele.

 

 Vela Repelente:

 

Ingredientes

 

  • Parafina
  • Raspas de Limão
  • Raspas de Laranja
  • Cravo Triturado

 

Materiais

 

  • Barbante
  • Recipiente (pequeno ou médio) de vidro ou alumínio
  • Uma panela pequena

 

Modo de preparo

 

Na panela, dissolva a quantidade desejada de parafina, sem deixar ferver, em seguida coloque os ingredientes (uma colher de chá): a raspa do limão, a raspa da laranja e o cravo triturado. Misture e leve ao recipiente escolhido. Coloque um pedaço do barbante e espere secar.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 7

  1. SILVANO WANDERLEY FERREIRA . says:

    PARABÉNS A ESSA NOVA GERAÇÃO DE PESQUISADORAS QUE IRÃO FAZER BEM A SOCIEDADE, VALEU COLÉGIO WILSON PEREIRA, VALEU BTN!!!!

  2. Observador says:

    Parabéns pela iniciativa das estudantes, mas o verbo não deveria ser “criam”. Na verdade, elas apenas realizaram uma experiência que está muito presente e há anos no YouTube. Portanto, elas não criaram a vela repelente, elas realizaram a experiência com base no que vídeos do youtube ensinam do mesmo jeitinho que elas fizeram.

  3. wilson says:

    Bom demais

  4. José Marinho says:

    Estão todas de parabéns

  5. Prof. Iranildo says:

    A Educação Profissional incentiva o desenvolvimento de projetos de intervenção social, buscando soluções para problemas na comunidade. Parabéns pelo projeto meninas. Todos do CETEP Itaparica II Wilson Pereira aplaudem a iniciativa.

  6. ... says:

    Parabéns! Temos talentos. E boas notícias também.

  7. Ex aluna says:

    A escola cópia e cola.kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!