11 de abril de 2026

Luiz de Deus reafirma não acreditar no TOPA de Wagner

Por

OZILDOALVES.COM.BR – CONTATO


Mensagem enviada através do site em 7/2/2010 – 13h10m


========================================


 


Nome: Assessoria do deputado Luiz de Deus


E-mail: luizdedeus@luizdedeus.com.br


 


Mensagem: Luiz de Deus reafirma não acreditar no TOPA de Wagner


 


Data: 07/02/2010


 


O deputado estadual e vice-líder da bancada de Oposição, Luiz de Deus (DEM), reafirmou hoje (07.02) não acreditar na forma em que o programa TOPA (Todos pela Alfabetização) “alfabetiza” seus alunos. “A cada dia a imprensa demostra que o TOPA anda capenga e não funciona como deveria. O governador poderia ter vergonha e investir de verdade no programa” afirmou Luiz.


 


No Jornal Atarde de hoje (07.02) foi veiculada uma matéria, escrita pelo jornalista João Pedro Pitombo, com o título ‘Falhas no Topa deixam alfabetizandos sem transporte, lanche e material escolar’. Segundo a matéria ‘Diferente do cenário pintado pela publicidade oficial, a execução do Topa tem sido marcada por problemas que vão desde a estrutura física das salas de aula à falta de merenda, material didático e transporte’.


 


Para o deputado “O governo não investe como deveria. O relatório do TCE apesentou que a distribuição de material didático não passou de 46,32%. O suprimento de material ficou em um investimento pífio de apenas 18,38% e enquanto o transporte escolar… este ai nem sequer foi iniciado”.


 


Conforme a matéria do jornal Atarde, ‘as principais queixas ficam por conta da falta de pagamento ou atrasos nas bolsas de alfabetizadores, coordenadores e tradutores da língua de sinais’. “Como um alfabetizador que ganha apenas meio salário mínimo e


ainda com atrasos pode ter a dedicação e tranquilidade para “ensinar” aos alunos” enfatizou o parlamentar.


 


Sobre o programa, o Parlamentar concorda com a professora Tânia Regina Dantas – do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que afirmou que “O aluno deixa o curso com um aprendizado rudimentar e inconsistente. Muitas vezes sabe somente escrever o próprio nome. Eles continuarão sendo analfabetos funcionais”.


 


“As iniciativas são válidas, mas têm muitas falhas. Os programas se preocupam mais em impressionar pela quantidade de formados e não pela qualidade do trabalho realizado” concluiu a professora Telma.


 


O deputado Luiz de Deus afirmou que na próxima semana estará conversando com o seu líder na Assembleia, deputado Heraldo Rocha (DEM), para que a bancada acione o departamento jurídico e ingressem com representações no Ministério Público Estadual,


Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado e na Tribunal de Contas da União com o intuito de apurar irregularidades denunciadas na matéria do jornal Atarde.


 


 


 


Fonte: Assessoria do deputado Luiz de Deus (DEM)

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!