18 de agosto de 2026

“Imprensa que não vale merda” e “sem vergonha”: fala de Rubinho do Kênio é repudiada por órgãos de comunicação e pela ASPI

Por

Redação / PA4

As declarações do vereador Rubinho do Kênio contra a imprensa, durante discurso na Câmara Municipal de Paulo Afonso nesta segunda-feira (17), provocaram repercussão entre veículos de comunicação e profissionais da área no município.

Durante a fala, o vereador utilizou expressões ofensivas ao se referir à imprensa, chegando a dizer “vá para a merda” e classificando os profissionais como uma “imprensa sem vergonha”. A declaração gerou manifestações de repúdio de diferentes órgãos de comunicação de Paulo Afonso, incluindo sites e emissoras, que se posicionaram contra a forma como o parlamentar se referiu à categoria.

A repercussão também levou a Associação Pauloafonsina de Imprensa (ASPI) a divulgar uma Nota de Repúdio às declarações do vereador. A entidade afirmou que reconhece o direito de qualquer parlamentar, autoridade ou cidadão de discordar de matérias, opiniões ou linhas editoriais.

“Entretanto, discordar não significa desrespeitar”, destacou a associação.

Na nota, a ASPI ressaltou que a imprensa exerce uma função essencial para a sociedade, contribuindo para a informação, a fiscalização, o debate público e a pluralidade de ideias. Segundo a entidade, críticas fazem parte do processo democrático, mas devem ocorrer “dentro dos limites do respeito, da civilidade e da responsabilidade”.

A associação também fez questão de afirmar que sua manifestação não tem como objetivo defender um veículo específico, mas a categoria profissional como um todo.

“A ASPI não se posiciona para defender este ou aquele veículo de comunicação, mas para defender a dignidade de toda a categoria da imprensa”, diz outro trecho da nota.

Pedido de retratação

Diante das declarações, a ASPI solicitou publicamente que o vereador Rubinho do Kênio se retrate e apresente um pedido formal de desculpas à imprensa e aos profissionais que tenham se sentido atingidos por suas declarações.

Para a associação, uma retratação não deve ser interpretada como sinal de fraqueza.

“Entendemos que uma retratação não representa fraqueza, mas grandeza, responsabilidade e respeito ao diálogo democrático”, afirmou a entidade.

A ASPI encerrou a manifestação reafirmando seu compromisso com a defesa da imprensa, da liberdade de expressão, do direito à informação e do respeito aos profissionais da comunicação.

Veja no post abaixo as ofensas do vereador e a repercussão das declarações:

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!