3 de julho de 2026

Professor da UNEB e ex-vereador de Paulo Afonso, Dorival Pereira morre aos 57 anos

Por

Redação

Paulo Afonso perdeu um de seus mais respeitados educadores e intelectuais. Morreu nesta sexta-feira, 3 de julho, o professor Dorival Pereira Oliveira, de 57 anos, docente, pesquisador, ex-vereador e uma das principais referências na educação superior e nos movimentos sociais da região.

Dorival faleceu na madrugada desta sexta-feira (3). As primeiras informações apontam que a causa da morte pode ter sido um infarto.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação pública, a pesquisa e a defesa das causas sociais, Dorival construiu uma carreira de destaque na vida acadêmica e na política.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), era pós-graduado em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela FAAEBA/UNEB e mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Ao longo da carreira, exerceu diversas funções de relevância. Foi professor da UNEB – Campus VIII, em Paulo Afonso, coordenador do curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar para os Povos Indígenas (LICEEI – OPARÁ/UNEB), diretor do Campus VIII da UNEB, diretor regional de Educação da Bahia e docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Também coordenou cursos de especialização em Psicopedagogia e pesquisas voltadas às políticas de inclusão em assistência social, além de estudos sobre DST/AIDS e preconceito racial. Foi membro fundador da ONG Raízes e atuou de forma ativa nos movimentos sociais.

Na política, Dorival Pereira Oliveira exerceu mandato como vereador de Paulo Afonso entre 2005 e 2008, período em que participou de importantes debates e projetos voltados ao desenvolvimento do município.

Atualmente, integrava a coordenação do Grupo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (OPARÁ/UNEB), desenvolvendo pesquisas sobre representações sociais da política e do Estado para povos e comunidades tradicionais. Também lecionava Sociologia, Antropologia e Ciência Política na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e na Faculdade Sete de Setembro.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!