Os municípios de Paulo Afonso e região estão sob alerta amarelo para chuvas e ventos fortes, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A informação foi divulgada pelo Correio da Bahia em matéria assinada pela jornalista Esther Morais neste domingo (24).
De acordo com o Inmet, o estado da Bahia, como um todo, está em alerta, com 406 cidades classificadas no nível laranja, indicando perigo, enquanto as demais, incluindo Paulo Afonso, estão no nível amarelo, que sinaliza perigo potencial.
A previsão para as zonas de alerta indica chuvas com intensidade variando entre 30 e 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h. O alerta, válido até terça-feira (26), aponta riscos como alagamentos, queda de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas.
Na região, além de Paulo Afonso, municípios como Glória, Santa Brígida, Rodelas, Jeremoabo e Chorrochó também foram incluídos na lista de alerta amarelo.
A situação deve começar a melhorar apenas a partir de 1º de dezembro, quando as chuvas podem diminuir de intensidade, variando de fracas a moderadas.
Moradores da região devem redobrar a atenção e evitar áreas de risco, como proximidade de rios, encostas e locais com risco de queda de galhos. Para emergências, é recomendado buscar auxílio da Defesa Civil através do telefone 199 ou do Corpo de Bombeiros pelo 193.
Além da Bahia, outros estados como Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e o Distrito Federal também estão sob alerta de chuvas intensas.
(Informações do Correio da Bahia, por Esther Morais.)