A polícia recuperou na tarde de terça-feira (10) os óculos que pertenceram ao cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938).
A peça de ouro 16 quilates estava na casa do homem acusado pelo furto, localizada na Travessa do Retiro, Alto do Bom Jesus, em Serra Talhada, Sertão do Estado. O objeto foi levado da Casa da Cultura de Serra Talhada no mês passado durante o horário de visitação.
De acordo com o delegado da seccional de Serra Talhada, Washington Alves, o suspeito, Manoel Messias da Silva Santos, confessou o crime. Ele disse em depoimento que estava visitando a Casa da Cultura quando viu os óculos e se atraiu pelo ouro.
"Ele botou os óculos no bolso da calça e conseguiu sair sem ser visto. Essa semana, o acusado voltou à Casa da Cultura dizendo a uma funcionária que sabia quem tinha roubado. Ele perguntou o que receberia se passasse informações.
Ela acionou a polícia e conseguimos recuperar", contou. Após a ouvida, Manoel Messias da Silva Santos foi liberado e vai responder em liberdade por furto.
Lampião era cego do olho direito e usava óculos na tentativa de esconder o problema. Informações e foto do Jornal do Commercio.
Óculos, uma das peças mais raras do museu é de ouro 16 quilates