A família do senhor Benedito Francisco da Silva, 79 anos, morador do Bairro dos Rodoviários e que seria o primeiro óbito registrado em Paulo Afonso está revoltada com a prefeitura de Paulo Afonso.
Mesmo com teste deu negativo (Não Detectável) para o Coronavírus SARS-Cov 2, a prefeitura de Paulo Afonso mantém há dias em seu boletim diário, como a causa da morte do paciente, o coronavírus. Já para Governo da Bahia, Paulo Afonso continua sem nenhuma morte por Covid-19.
Desde que divulgou oficialmente o 1º óbito em seu boletim do dia 27 de maio, a prefeitura não esclareceu de quem se tratava, porém, como nesse mesmo dia também foi divulgado o 1º caso no bairro onde morava seu Benedito, falecido dois dias antes no Hospital Covid-19, a família associou as informações.
Veja abaixo o desabafo de um dos filhos de seu Benedito:
“Sou filha de seu Benedito, eu quero que tire esses dados de morte no Rodoviário que sacanagem. Ainda tá como ele faleceu de covid-19. Isso é uma falta de respeito. Nem sequer sabemos onde enterraram meu pai. O SAF nem sequer deu notícias onde colocaram ele. A gente não sabe onde. Estou doente com isso. Graças a Deus que deu negativo que meu pai não morreu de covid-19, eles fizeram uma coisa terrível sem saber o resultado do exame de Salvador. Isso pode não. Pelo amor de Deus. Eu ainda estou transtornada com tudo isso. Me ajude que eles não querem tirar o boletim que meu pai faleceu de covid-19. Isso é falta de respeito, estou deixa indignada com tudo isso. Pra eles verem que meu pai tinha identidade, tem família também.”
O repórter Gil Leal (Angiquinho FM) teve acesso ao resultado do exame RT-PCR feito pelo Lacen (Laboratório Central) do senhor Benedito Francisco da Silva:
O que diz a prefeitura
Na tarde desta segunda-feira (8), a prefeitura de Paulo Afonso emitiu uma nota argumentando que mantém o caso nos boletins por causa do lado médico que atestou o óbito do paciente. Veja:
A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso, por meio da Vigilância Epidemiológica, comprova um óbito por Covid-19 no município. O atestado foi liberado pelo médico plantonista, que verificou o diagnóstico do novo coronavírus no paciente. ⠀
⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
No texto, o médico especifica a Covid 19, e ressalta “sepse de foco infeccioso, diabetes mellitus e insuficiência cardíaca congestiva”. Diante da conclusão do médico, que acompanhou o paciente na Upa Covid, não há contestação deste óbito. ⠀ ⠀
⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
A secretaria explica que este caso ainda não foi cadastrado no sistema SIVEP GRIPE, por estar em fase de adequação do sistema do Hospital de Urgência Covid. ⠀ ⠀
⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
Por se tratar de uma nova doença e um momento delicado que o mundo, o país e, consequentemente, o município atravessa, torna-se totalmente compreensível que os profissionais que estão na linha de frente no combate a Covid-19 estejam em aprendizado ao manusear o sistema de informações.
⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
A Prefeitura de Paulo Afonso reforça sua transparência e o seu compromisso no trabalho de combate a proliferação deste vírus, com ações responsáveis que têm como principal objetivo a proteção da população. O esforço da gestão torna o município uma referência no que se refere a Covid-19, sendo inclusive exemplo para as cidades vizinhas, onde secretários de saúde estiveram reunidos para receberem treinamento dos profissionais pauloafonsinos para atuarem em suas localidades. ⠀
⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
A Secretaria de Saúde enfatiza o importante papel da imprensa como um vetor de combate as fakes news e instrumento de informação permanente, levando à população fatos relevantes e precisos e acima, de tudo, a não instauração do caos.
A filha de Senhor Benedito, tem toda a razão. Um profundo desrespeito para com a família e com a verdade. Pela terceira vez, deram bola fora. Antes disto, os 2 óbitos, haviam dado negativo. Tá mais perdido, do que cego em tiroteio. Isto tá acontecendo, em todo o Brasil. A culpa é de seu secretário e governador. Todo o povo de Paulo Afonso se solidariza com esta família. Um absurdo.
Acho um absurdo. Colocar uma doença sem ter certezas. Simplesmente as prefeituras só deverão registrar óbito mediante o resultado do exame laboratorial. Ele sim não mente. Os médicos podem colocarem suspeitas sob aguardo de confirmação do laboratório. Isso é o certo.
Não entendo por que é desrespeito a causa da morte ser covid-19? Isso não altera em nada a dignidade da família ou mancha a do falecido. Sei que o sepultamento foi sem velório mas isso ocorre com todos os casos suspeitos. Se o médico deu a causada morte é complicado tirar sem uma investigação. Não é só passar um corretivo e alterar, tem que haver necropsia etc. O médico afirmar sem o exame foi um equívoco. Porém essa tempestade aí não vai mudar em nada, nenhum benéfico vejo essa inflamação de ânimos. O que pôde-se fazer é aprender com os erros a não cometer mais como a prefeitura assumiu, mas brigar com isso ou ver como desrespeito e humilhação eu vejo como exagero.
Vc só fala isso pq não aconteceu com sua familia…infelizmente existe o preconceito com esse desgraçado virus…pessoas não querem nem passar na rua do falecido para não se contaminar…pq existe um obto por covid que nunca existiu…poupenos seus sermões moralistas. Pq pimenta no olho alheio é refresco.
Resumido, você é só mais um (a) baba ovo.
Mas o povo aceita ama idolatra esse pessoal da prefeitura, nada muda. A filha tem o direito e que seja cumprido.
Meus sinceros sentimentos a família, não deve ser facil não saber onde o seu ente querido foi enterrado, mas com Gil Leal por trás, qualquer noticia perde credibilidase!
Chega de prefeitos médicos, pq em kza de Ferreiro o espeto eh de pau. Vamos renovar. Muda pa, de verdade.!
Já diziam, VERGONHA DESLAVADA muita cara de pau deste prefeito e seus designados.
Esse caso em uma cidade pequena como Paulo Afonso. Imagine o que tem acontecido nas outras cidades do Brasil, onde tem políticos contra o presidente.
A Globo contabiliza tudo. Eis o problema de criar pânico para t
A família tem que procura a justica
Fosse com o pai de Lampião eu queria ver este prefeito e secretario ainda está brincando.