Um grave acidente na madrugada deste sábado (21), na BR-116, zona rural de Teófilo Otoni, Minas Gerais, deixou pelo menos 38 mortos. Um ônibus da empresa EMTRAM, que seguia de São Paulo para Vitória da Conquista (BA), colidiu com uma carreta carregada de blocos de pedras após perder o controle. O veículo pegou fogo, resultando em 25 corpos carbonizados, o que dificulta a identificação.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou que foi acionado por volta das 4h para atender a ocorrência. Segundo a corporação, há duas possibilidades para a causa do acidente com base nos relatos das testemunhas. A primeira aponta que um dos pneus do ônibus teria estourado, fazendo com que o motorista perdesse o controle e colidisse com a carreta. O carro que vinha logo atrás também colidiu.
Já a outra versão sugere que um bloco de granito transportado pela carreta teria caído e atingido o ônibus. A causa exata, no entanto, só será confirmada após perícia.
Dos 45 passageiros do ônibus, poucos sobreviveram sobreviveram e foram socorridos pelo Samu. Entre as vítimas fatais estão o motorista do ônibus e, ao menos, uma criança. O motorista da carreta fugiu e é procurado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A BR-116 lidera o ranking de rodovias mais letais do país, com 559 mortes em 2023, sendo 155 em Minas Gerais. Em nota, a EMTRAM lamentou o ocorrido e afirmou estar à disposição das autoridades para as investigações.