
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) considerou absurdas as recomendações do Ministério Público da Bahia, por meio da promotora de Justiça Milane de Vasconcelos Caldeira Tavares, para a reabertura do comércio e de templos religiosos na cidade de Paulo Afonso, Bahia. A informação sobre a posição da PGE foi passada pelos secretários municipais, Val Oliveira (Articulação) e Ígor Montalvão (Procurador).
De acordo com o advogado Ígor Montalvão, procurador da prefeitura de Paulo Afonso, ele recebeu na manhã deste domingo (29), uma ligação do procurador chefe da PGE chamando de absurda a decisão do MP-BA. Corroborando com o colegam, Ígor classificou a medida como abusiva:
“Eu acabo de receber aqui, só a título de informação dos secretários, uma ligação da Procuradoria Geral do Estado, o procurador acabou de me ligar aqui para falar que a recomendação do Ministério Público é absurda, e para a gente se tranquilizar, que amanhã mesmo, ele vai tomar todas as providências contra essa medida abusiva”.
Já o secretário de articulação governamental da prefeitura, Val Oliveira, revelou que após receber um comunicado do comando da PM em Paulo Afonso informando que iria se afastar de algumas ações contra a Covid-19 por ocasião das recomendações do MP, oele entrou em contato com o governador Rui Costa (PT) para pedir ajuda:
“Recebi um telefonema da Polícia Militar informando que em virtude das recomendações propostas pelo Ministério Público, ia se afastar de algumas ações, a pedido eu interagir com o governador Rui Costa, mandei tudo pra lá do que estava acontecendo e por volta das 8h da noite ele me ligou o governador no meu celular, e passamos a conversar durante uns 20 minutos. Ele recomendou algumas ações ao Procurador Geral do Estado em relação a essa recomendação da promotora (Milane Vasconcelos) e ao mesmo tempo disse que ligou para a Procuradoria Geral do MP em Salvador e ela achou um absurdo essas recomendações feitas pela promotora.”
Val explicou ainda que o Comando Geral da PM já autorizou o 20º BPM de Paulo Afonso a manter o trabalho junto com a prefeitura contra o coronavírus:
“Ao mesmo tempo, ligou para o Comandante Geral da Polícia, que de forma imediata, ligou para o comandante daqui de Paulo Afonso pedindo que a polícia não nos abandonasse nas ações que nós estamos, de enfrentamento ao coronavírus. É só para dar ciência.”
De acordo com o secretário, Rui também tratou sobre o funcionamento dos hospitais de Paulo Afonso e UTI, mas não deu detalhes do diálogo sobre o importante tema. Por fim, Val falou que o governador parabenizou as ações desenvolvidas na cidade contra a pandemia:
“O governador também falou sobre a questão da UTI, sobre a UPA, sobre o Hospital Municipal e sobre o Hospital Nair. Ele tem acompanhado de uma maneira geral as ações que nós estamos fazendo aqui em Paulo Afonso, nos parabenizou, acredito que Paulo Afonso seja a cidade que tenha um plano de ação, e aí eu gostaria de agradecer ao Corpo de Bombeiros e a integração dos secretários municipais, todos eles nessa luta contra o Covid-19.”






ouvi o áudio do procurador do município e escutei q a promotora agiu c abuso, vamos começar inaugurar essa lei. Quero vê se a lei será aplicada contra as “ autoridades”. Absurdo, inclusive ordenando a polícia a se afastar das ações do município. Se o Mp recomenda alguma coisa q recomende em nome do Mp, agora não estenda suas ações a impedir o combate ao vírus requisitando a omissão da polícia.
val você estar de parabéns tomando esse tipo de atitude junto ao governo
Isso deve ser uma ação irresponsavel dos apoiadores do Bolsodoido de nossa cidade que não tiveram coragem de fazer uma carreata estão agindo covardimente na moita.
Mas toda população responsavel esta apoiando o trabalho da equipe de saude da prefeitura pois sabem que quanto mais nos isolarmos essa pandemia passara mais rapidamente pois estaremos evitando o colapso dos setores da saude em nosso municipio. PARABENS EQUIPE DE SAUDE DA PREFEITURA DE PAULO AFONSO.
Me deixe viu!!
o povo em suas casas vocês vão levar comida e dinheiro pra pagar as contas para eles e família não morrer de fome .
Mas o carnaval o governador não suspendeu, mesmo todos sabendo que o vírus já estava na Bahia.
Por que será?
O prefeito tá certo… absurdo seria se rabrisse o comércio…absurdo é comerciante vender o álcool gel por preço altissimo…isso significa que eles tem dinheiro, sempre ganharam superfaturando…sem saúde, ninguém é ninguém…esse papo de seguir o Bolsonaro é demagogia…ele foi infectado e se curou…vão na onda desse pilantra que tem como cuidar da saúde dele.
NADA JUSTIFICA O COMÉRCIO FECHADO SE NÃO TEM NINGUÉM DIAGNÓSTICO DA COVID19.
TEM MUITAS FAMÍLIAS PASSANDO FOME QUERO VER O PREFEITO DOAR CESTAS BÁSICAS.