O ex-prefeito de Paulo Afonso, Abel Barbosa e Silva, morreu aos 89 anos de idade durante a manhã desta quinta-feira (26), quando estava a caminho do BTN após sentir-se mal em sua residência. Chefe Abel como ficou popularmente estava com a saúde fragilizada há pouco tempo havia fraturado o fêmur o deixando numa cadeira de todas.
O sepultamento do ex-prefeito ocorrerá amanhã às 10h no Cemitério Padre Lourenço. O corpo será velado na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso.
A última aparição de Abel Barbosa em público foi no dia 15 de setembro 2017, quando por sugestão do professor Antônio Galdino, o vereador Jean Roubert acatou e a Câmara de Vereadores do Município unânime aprovou o Título de Cidadão Pauloafonsino ao ex-prefeito emancipador (veja aqui).
Naquela noite Abel foi o grande homenageado, não só pelos parlamentares, como também por convidados que fizeram uso da tribuna na Casa do Povo.
Foram muitos os elogios, muita emoção e lágrimas ao relatar a bravura deste guerreiro que encabeçou a liberdade política dando origem a cidade redenção do Nordeste, quando construiu os alicerces da história de Paulo Afonso.
Abel completaria 90 anos no dia 3 de junho
Dia 03 de Junho de 1928 nasceu em Pesqueira, ABEL BARBOSA E SILVA, filho do Sr, João Barbosa e de D. Quitéria Maria de Jesus.
Em 04 de Setembro 1950 ele, que vivia fazendo política com Agamenon Magalhães, Apolônio Sales, Barbosa Lima Sobrinho, nas terras do Agreste pernambucano, chegou a Paulo Afonso porque o pai, que trabalhava na construção das casas “Tipo O” da Chesf, havia falecido.
A emancipação de Paulo Afonso
Aqui fincou suas raízes e não mais saiu de Paulo Afonso. Envolveu-se por inteiro na campanha para a emancipação política de Paulo Afonso. Rebelou-se contra a construção e a existência do muro que separava “a cidade da Chesf” da Vila Poty. Arranjou inimigos entre os dirigentes da Chesf, teve a sua foto estampada nas guaritas da entrada do acampamento e das obras da hidrelétrica proibindo a sua entrada.
O vereador Abel
Elegeu-se vereador pelo Distrito de Paulo Afonso, criado em 1953 para a Câmara Municipal de Glória com outros três vereadores, Moisés Pereira, Hélio Garagista e Otaviano Leandro de Morais. Ali, destacou-se como líder da bancada da oposição mas também conquistou amizades entre os contrários e conseguiu que a sua proposta da emancipação política de Paulo Afonso fosse aprovada em 11 de outubro de 1956.
O Projeto de Lei da Assembléia Legislativa da Bahia foi aprovado e sancionado em 28 de Julho de 1958, pelo Governador Antônio Balbino de Carvalho como a Lei Estadual 1.012/1958, a Lei da Emancipação Política de Paulo Afonso.
Abel Barbosa, prefeito de Paulo Afonso
Abel Barbosa foi Prefeito de Paulo Afonso em dois momentos: entre 14/05/1974 e 16/10/1975, no período da ditadura militar, com a renúncia do prefeito Edison Teixeira Barbosa, porque era o Presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, o regime militar, pelo AI-5 impedia a eleição para prefeito e, nesse tempo não havia o cargo de vice-prefeito, sendo o presidente da Câmara o segundo na linha sucessória, logo depois do prefeito.
Voltou à Prefeitura no período de 04/08/1979 a 31/12/1985, no final do regime militar, passando o cargo ao prefeito eleito José Ivaldo de Brito Ferreira.
Embora Abel tenha sido ainda vereador de Paulo Afonso, sempre pelo PTB, durante cerca de 20 anos, sempre se ressentiu de nunca ter sido prefeito pelas urnas.
A VIDA HUMILDE DE ABEL
Depois do seu segundo mandato de prefeito ainda tentou se reeleger vereador, sem sucesso. Resolveu então recolher-se e fez quase um exílio voluntário, fixando residência no lugar que ficou conhecido em Paulo Afonso como “Barreira do Inferno”, hoje o tranqüilo Bairro Jardim Aeroporto, na casa simples “na rua do campo”, de onde viu os pousos e decolagens dos aviões e helicópteros e desfrutaou da visão de um pôr-do-sol dos mais bonitos na paisagem sertaneja.
Até pouco tempo, lúcido, Abel reclamava apenas da limitação da capacidade de visão dos seus olhos que o impediam de fazer com mais prazer aquilo que mais gostava: ler.
O livro De Forquilha a Paulo Afonso: Histórias e Memórias de pioneiros é, na sua essência, uma homenagem a este cidadão que não permitiu que escrevêssemos a sua biografia apenas mas, de certa forma, estimulou que contássemos a história de Paulo Afonso e, dentro dela, colocássemos a sua caminhada, o que fizemos com inefável prazer.
Obrigado, chefe Abel!
Hoje, agradecemos aquele que foi a figura mais expressiva para que Paulo Afonso chegasse a esse estágio dos dias de hoje. Obrigado, Chefe Abel Barbosa, pelo que fez por Paulo Afonso, pelo legado histórico e de vida que deixou e continua deixando para as gerações que já passaram e, sobretudo para aquelas que estão chegando.
A emoção de Abel ao ser agraciado com o título de Cidadão de Paulo Afonso:
Linda homenagem parabéns! Uma linda história e ficará guardado pra sempre no coração de nós paulafonsinos! Deus te dê um bom descanso!
Tive o enorme prazer de conhecer este ilustre cidadão, hoje Deus tera no céu um homem cujo caráter é indiscutível, chefe Abel serve de exemplo aos atuais políticos pauloafonsinos , um homem de visão é que acima de tudo amava esta terra, que Deus te coloque em um ótimo lugar chefe Abel! Obrigado por emancipar a minha amada Paulo Afonso!
Deus bote ele e um bom lugar,,
Tive o prazer de conviver com Abel Barbosa na churrascaria do meu pai Félix ,e sei que era uma pessoa maravilhosa de caráter e exemplo , hj o céu tá recebendo uma alma de caráter e honestidade . Vai com Deus Abel !
Faltou apenas, mencionar a sua luta pela criação do colégio democrático Quitéria Maria de Jesus no btn 1.
É verdede a luta foi grande
Meus sentimentos a todos os familiares
Vai com Deus abel
Ai merece todos as homenagens, único politico que morreu pobre.
Se havia um herói de Paulo Afonso, nós o tínhamos em Abel Barbosa. Louvores para os que o valorizaram até ontem. Agora muitos o farão. Só que Abel não mais ouvirá. Seria melhor que ficassem calados.
A Câmara aprovou um projeto que concedia um “simbólico” benefício(porque alguns cidadãos mereciam bem mais, Abel era um deles) e o município iria arcar com esse pagamento, então vi alguns comentários de idiotas criticando essa nobre e honrosa atitude para com o Abel Barbosa, porém, certamente os que falaram besteiras sequer, sabem ou sabiam quem foi ele.
Que Descanse em paz e obrigado pelo o que por Paulo Afonso. Não moro aí mais tenho raízes nesta cidade maravilhosa.
Um pequeno grande HOMEM, Chefe Abel foi um político sem maldade, de boa comunicação e honesto qualidades que não foi adotada, infelizmente, por nenhum outro político paulafonsino. Trabalhei em Paulo Afonso na primeira gestão. Deus que conceda um Bom lugar
Foi um prefeito bom e foi uma pessoa do bem ao contrário de muitos políticos ladrões que em ai
A política de Paulo Afonso perdeu um grande representante.
Exímio orador.
Homem extremamente generoso.
Sou testemunha de quantas pessoas foram ajudadas por esse Pequeno Grande Homem como o chamava carinhosamente.
Tive a honra de conhecê-lo bem de perto.
Que o Senhor o receba.
Meus sentimentos aos seus familiaes
Um político muito gente boa aula contrário desses políticos ladrões
Será que agora ele será lembrado/////
Minhas condolências a família de Chefe Abel como era conhecido. Tive o prazer de conhecer quando morei em Paulo Afonso de 54 a 63. Deus com sua infinita bondade lhe dê o descanso eterno.
Seu Abel gente muita querida aqui na comunidade do Jardim aeroporto perdemos um grande homem de pulso firme e honesto o seu maior e exemplo ea simplicidade vai com Deus chefe Abel.
Ao amigo que partiu para o descanso eterno fica os meus sinceros pêsames aos familiares
O título de cidadão pauloafonsino tardou para este homem, muito mais do que um cidadão pauloafonsino , mas o cidadão que foi o articulador que viabilizou para que os demais também fossem cidadãos de Paulo Afonso. O município tem muito a agradecer a Abel Barbosa, que merecia muito mais em vida.
A cidade de Paulo Afonso-BA perdeu um grande homem, respeitado, serio em tudo que fazia, grande politico, homem que ajudou a Paulo Afonso se desenvolver, com a sua emancipação, em todas as áreas. Que Deus console o coração da família enlutada.
Trabalhei na PREFEITURA no período que o Chefe Abel era Prefeitura, figura carismática, baixinho arretado, lutou para transformar Paulo Afonso e consegui colocar os primeiros alicerces rumo ao desenvolvimento.
Paulo Afonso com certeza perdeu seu herói. Nunca entendi pq um homem da importância que foi pra nós morava em uma casa humilde e pior porque foi pouco lembrado( quase que nem a comenda de cidadão paulo afonsino ele receberia vivo)! Exemplo pra todos nós de como ser político e ser humano! Conclamo aos nobres vereadores dessa cidade que se façam mais homenagem( não se limitar a colocar nome em praça) a esse sim que mais representa nossa cidade!!
abel foi o cara melhor prefeito q paulo afonso ja teve igual a ele ñ vai existir jamaissss vai com Deus abel barbosa q jesus te receba de braços abertos.
Descanse em pas Abel
ESTE SIM, MERECE HOMENAGENS. É QUEM SEMPRE GUARDOU A MAIOR AFINIDADE COM PAULO AFONSO ERA SUA PERSONIFICAÇÃO. ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS VIVÊNCIAS DESSE POVO. FUI SEU ESCOTEIRO, NA ADOLESCÊNCIA JOGUEI NO SEU TIME DE FUTEBOL, FUI SEU ALUNO NA ESCOLA DA HOJE ULTRAPASSADA DATILOGRAFIA. ACOMPANHEI SUA INTERNAÇÃO, EM 1975, NA CIDADE DE ALAGOINHAS(BA), PROVENIENTE DE UM ACIDENTE DE CARRO, QUANDO ENTÃO PREFEITO DE P.A. O VÍ HÁ + OU – 30 ANOS. QUE DEUS O GUARDE. ADEUS CHEFE ABEL.