Paulo Afonso está de luto pela perda de Ayslan Barros Damasceno, 11 anos, morador do Bairro Tancredo Neves (BTN), que faleceu ontem no Hospital Dom Malan, em Petrolina-PE. Sua luta pela vida comoveu a população e mobilizou campanhas nas redes sociais no início do mês para que ele recebesse tratamento adequado fora da cidade.
De acordo com a mãe, Airla Werla, tudo começou no dia 3 de novembro, quando Ayslan, uma criança alegre e cheia de energia, brincou normalmente com os amigos, mas à noite apresentou uma forte dor de cabeça. Após tomar um analgésico (dipirona), foi dormir, mas, na dia seguinte, os sintomas pioraram. Ele começou a sentir fraqueza nas pernas, confusão mental e perdeu a capacidade de falar e andar. Inicialmente, ele foi levado ao hospital do BTN onde descartaram problemas graves e atribuíram os sintomas a uma questão psicológica, segundo Airla.
Sem respostas concretas e com o quadro clínico se agravando, Ayslan foi levado ao Hospital Nair Alves de Souza, e em seguida, após campanha nas redes sociais, ele foi transferido para o Hospital Dom Malan, em Petrolina, onde a família recebeu suporte. No entanto, mesmo com os esforços da equipe médica e suspeitas de diagnósticos como aneurisma, encefalite ou meningite, Ayslan não resistiu. Após a confirmação de morte cerebral, o coração do menino parou de bater na noite de ontem.
“Deus me deu uma criança pura, e Ele também recolheu. Antes de Ayslan ser meu, ele já era de Deus. Deus me deu e Deus tomou, bendito seja o nome do Senhor”, falou a mãe Airla ao anunciar a morte do filhinho em suas redes sociais.
A Escola Municipal Rivadalva de Carvalho, onde Ayslan estudava, publicou uma mensagem de pesar, destacando sua alegria e o impacto positivo que ele deixou nos colegas e professores. Amigos e familiares se uniram para prestar homenagens, reconhecendo a força de Ayslan e a luta incansável de sua mãe por sua vida.
Ayslan deixa saudades e um legado de união em Paulo Afonso, onde a solidariedade marcou sua história. Ele será lembrado por sua bravura e pela forma como tocou o coração de todos que o conheceram.
O velório de Ayslan terá início às 20h desta terça-feira (19), na Igreja Canaã, situada na Rua Delmiro Gouveia, BTN II. O sepultamento será realizado na quarta-feira (20), com saída às 9h30 rumo ao cemitério do BTN.