No dia 02/09 (quinta-feira) a Fasete lança o projeto “Unidos pela PAZ”.
Este projeto cria um conjunto de ações, visando fortalecer uma cultura de paz ativa, por meio de encontros e movimentos que retratem experiências práticas, centradas em ações reflexivas, canalizadas para responsabilidade de cada pessoa em construir um mundo melhor.
Mesmo não sendo uma tarefa fácil, é papel das escolas e universidades preparar alunos para a complexidade do mundo globalizado, considerando-se que as redes de relações sociais encontram-se em fase de estruturação.
O ponta-pé deste trabalho será o dia “D”, onde estaremos nesta quinta recebendo os estudantes com o adesivo da campanha “Unidos pela PAZ”, um símbolo carinhoso, para que cada um leve no peito a idéia de construir uma comunidade acadêmica mais harmônica e, assim, ser locomotiva para a transformação social do mundo.
Com a participação ativa de todos: alunos, professores, colaboradores, coordenadores e direção, o projeto ganhará maior consistência, revelando a preocupação constante de todos com os problemas enfrentados na atualidade. O projeto também conta com o apoio dos setores administrativos e da CIPA FASETE, que está engajada em proporcionar um ambiente mais saudável e seguro para todos.
JUSTIFICATIVA
As transformações, ocasionadas pela sociedade globalizada, devem ser analisadas em diversos aspectos, estes podem ser benéficos ou não: a comunicação e o conhecimento no mundo vêm enriquecendo as várias culturas, no entanto a economia impõe seu rigor e este é refletido na família, compelida pelo capitalismo, também as relações que ocorrem fora da família são bastante atingidas, assim, o espaço vivencial cada vez mais se esvazia de sentidos sendo substituído pela lógica econômica.
OBJETIVOS
GERAL
Promover, através de ações reflexivas, uma cultura de paz na convivência acadêmica.
ESPECÍFICOS
- Reconhecer a importância de encontrar alternativas e soluções pacíficas para os dilemas da vida cotidiana;
- Participar de ações e adotar atitudes favoráveis a cultura da paz;
- Preparar a comunidade acadêmica para nova situação de aprendizagem, visando o “aprender a se relacionar” um dos pilares da educação para o século XXI.
Interesse-se pela comunidade acadêmica, ajude ao próximo, cultive a esperança, cultive o perdão. A contrapartida destas ações é vivermos UNIDOS PELA PAZ.
LEMBRE-SE SEMPRE QUE:
- A solidariedade é contrária a violência, a mão amiga pode ser oferecida e recebida nas mais simples formas: dialogue, respeite, viva bem e cultive a paz;
- Respeite as próprias dificuldades e aprenda a respeitar as limitações dos outros, conte com o apoio de alguém, caso necessite;
- Melhore as suas relações de confiança, fortaleça-se nas escolhas certas e siga confiante;
- A paz e a solidariedade convidam-nos a executar conceitos que conhecemos, por isso exercite-se: coloque-se no lugar do outro; promova o diálogo e a amizade, valorize o que cada pessoa tem de positivo, administre os problemas com atitudes de respeito e gentileza;
- Não se cale diante da injustiça, não responda a violência com violência.
Participe ativamente das atividades desenvolvidas pelo projeto “UNIDOS PELA PAZ” .