19 de abril de 2024

Aleluia propõe isenção de taxa para mais pobres em conta de luz

Por

O relatório do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) sobre a MP 735/16, que atualiza as regras para o setor elétrico, foi aprovado pela Comissão Mista do Congresso Nacional, esta quarta-feira (05). Entre as emendas incorporadas ao projeto de lei que segue agora para votação em plenário na Câmara Federal e no Senado, Aleluia incluiu a isenção da taxa da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) nas contas de luz dos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Segundo o parlamentar baiano, a proposta dele tem como principal objetivo não repassar a conta da recuperação do setor energético para as camadas da população mais vulneráveis. “Nesta crise econômica, quem mais sofre são os mais pobres. A taxa de inadimplência dos beneficiários da tarifa social de energia já chega a quase 25%”, assinala.

Para Aleluia, o projeto de lei de conversão que resultou da discussão da MP 735/16 propõe promover modificações na gestão e no rateio das cotas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) de modo a reparar erros na condução da política elétrica nos últimos anos.

“O Estado errou e errou muito nos últimos anos na forma como conduziu sua política energética e isso penalizou o setor. É hora de reparar esses erros, mas é preciso ficar atento. O custo final não pode ficar sobre o consumidor de baixa renda que já apresenta sinais de desgaste diante do custo da energia vendida”, disse o deputado.

Na avaliação de Aleluia, a legislação do setor elétrico estava obsoleta e era necessário modernizá-la. “Fazendo uma comparação com setor de telecomunicações, o setor elétrico ainda está no tempo do telefone fixo”, observou, ressaltando a importância de novas regras que acelerem o processo de desmobilização das empresas estaduais de energia, que ainda não foram privatizadas. “É o primeiro avanço do setor nos últimos 13 anos”. A proposta que vai a plenário reúne sugestões de todos os partidos em 43 páginas.
 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!