16 de abril de 2024

2ª Bienal do Livro de Paulo Afonso acontece no Memorial Chesf; de 9 a 11 de novembro

Por

Redação Por: Antônio Galdino

2bienal

 

A 2ª Bienal do Livro de Paulo Afonso vai acontecer no período de 09 a 11 de Novembro no Memorial Chesf de Paulo Afonso. O tema é Rio São Francisco.

 

Promovida pelo jornal Folha Sertaneja, em parceria com a Academia de Letras e o Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, a II Bienal estará também reunindo escritores de toda a região do São Francisco, dos Estados da Bahia Alagoas, Pernambuco e Sergipe e contará este ano também com escritores de outros estados.

 

Duas novidades deste ano; a realização da Manhã Sergipana, coordenada e com a participação de escritores da Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano – ALAS e a Tarde de Alagoas, reunindo escritores alagoanos e professores da UFAL, sob a coordenação do professor Edvaldo Nascimento, de Delmiro Gouveia.

 

Esses dois encontros acontecerão na sexta-feira, dia 11 de novembro, pela manhã e à tarde.

 

Na abertura do evento, no dia 09 de novembro, às 19 horas haverá homenagens a pioneiros de Paulo Afonso, dentre eles Abel Barbosa e Silva e Gilberto Gomes de Oliveira, Euclides Batista Filho, João Pedro Canossi e Bret Cerqueira Lima e a apresentação de Raffael di Oliveira, em um concerto de violão. Também o poeta e compositor Durval Brito aprsentará um poema sobre o rio São Francisco, tema da 2ª Bienal.

 

No dia 10 de Novembro vários palestrantes da UNEB, FASETE, UFAL e outras universidades da região, como Jacques Fernandes , Cleonice Vergne, Edson Mendes e pesquisadores como João de Sousa Lima, Edson Barreto, Antônio Galdino estarão falando sobre o rio São Francisco, Paulo Afonso, os sítios rupestres e descobertas arqueológicas na região do São Francisco.

 

Comissão Organizadora formada pelos escritores, pesquisadores e professores Antônio Galdino da Silva, diretor do jornal Folha Sertaneja, Roberto Ricardo do Amaral Reis, presidente do IGH-MSPA, Francisco Araújo Filho, presidente da ALPA, João de Sousa Lima, Diretor de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso, Edson Barreto, secretário da ALPA, Marta Tavares, Secretária do IGH e Socorro Araújo Nascimento, da ALPA.
Comissão Organizadora formada pelos escritores, pesquisadores e professores Antônio Galdino da Silva, diretor do jornal Folha Sertaneja, Roberto Ricardo do Amaral Reis, presidente do IGH-MSPA, Francisco Araújo Filho, presidente da ALPA, João de Sousa Lima, Diretor de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso, Edson Barreto, secretário da ALPA, Marta Tavares, Secretária do IGH e Socorro Araújo Nascimento, da ALPA (Foto Reprodução: Facebook)

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO participe todos os dias!

 

09/11/2016 – Auditório do Memorial Chesf Paulo Afonso –
19 horas – Solenidade de abertura da II Bienal do Livro de Paulo Afonso.
Recepção musical: Violão: Raffael di Oliveira – Poema (rio São Francisco)– Durval Brito
Formação da mesa (breves falas)
Homenagens a: Abel Barbosa e Silva, Gilberto Gomes de Oliveira e outros Pioneiros de Paulo Afonso. – Professor Antônio Galdino da Silva –
19:45 horas – Palestra de abertura sobre o tema do evento: RIO SÃO FRANCISCO: –
20:30 horas – Abertura do Salão dos Escritores*

 

10/11/2016
09:00 horas – Palestra da Profa. Dra. Cleonice Vergne, diretora do CAAPA (UNEB) – Arqueologia no Médio e Baixo São Francisco
10:00 horas – Escritores João de Sousa Lima e Edson Barreto – Vídeo sobre Museus (incluindo Casa de Maria Bonita)
14:00 horas – Palestra: Professor Jacques Fernandes (FASETE) – Pioneiros de Paulo Afonso
15:00 horas – Palestra: Professor Edson Mendes (Recife) – Paulo Afonso e sua História

 

11/11/2016
09:00 ás 11:00 horas – MANHÃ SERGIPANA (palestras e outras atividades realizadas por escritores da ALAS – Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano).
14:00 às 16:00 horas – TARDE DE ALAGOAS (palestras e outras atividades realizadas por escritores do Estado de Alagoas e professores da UFAL (coordenação Prof. Edvaldo Nascimento)
16:20 horas – Certificação. – Apresentação de Xaxado (grupo folclórico de Paulo Afonso) – Encerramento da programação.

*O Salão dos Escritores, no espaço anexo do Auditório do Memorial Chesf Paulo Afonso, ficará aberto:
Dia 09/11 – das 20:30 às 22 horas.
Dias 10 e 11/11 – das 08 às 17 horas, fechando entre 11:30 e 13;30 horas.

 

**Repentistas estarão se apresentando no Salão dos Escritores e passando o chapéu como manda a tradição sertaneja.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!