29 de março de 2024

Sarau Sociológico: As diferentes faces da cultura

Por

 

Nos dias 15 e 16 de agosto aconteceu o Sarau Sociológico, projeto idealizado pela professora Ana Cláudia da disciplina Sociologia. Já na sua 2ª edição, o projeto surgiu da necessidade de tornar dinâmico o aprendizado das diferentes e variadas faces da cultura.

Com o objetivo de equacionar um conjunto de questões relativas à caracterização da cultura, bem como estimular um espaço de reflexão e de aproximação a várias realidades levando os estudantes a analisarem as múltiplas modalidades e de presença da cultura na vida cotidiana, foi proposto aos alunos um sarau sociológico onde eles seriam não somente os protagonistas do evento, mas o produziriam, cabendo à professora orientar e nortear as atividades por eles propostas.

Caraterizado pela entrega, o envolvimento e, sobretudo o grau de seriedade dos alunos durante a organização e a execução das atividades, o evento obteve grande êxito. Outro aspecto de extrema relevância foi à variedade de apresentações, desde recitais, teatro popular e erudito, músicas clássicas tocadas ao piano, música popular ao som do violão. A abordagem trazida pelo sincretismo religioso e a leveza imprimida pela contracultura foram marcantes.

Segundo Ana Cláudia, “o resultado foi maravilhoso, pois, além dos alunos, houve também um envolvimento de outros professores, trazendo à baila a questão multidisciplinar. O evento foi fechado, os objetivos foram atingidos e tivemos uma participação efetiva e total de todos os alunos.”

Vale ressaltar ainda a participação do Grupo de capoeira Muzenza, do professor Alex, que fez bastante sucesso durante sua apresentação. 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!