Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou, nesta segunda-feira (8/8), o treinamento presencial de mesários. As primeiras turmas foram convocadas pela 11ª Zona Eleitoral. As aulas, que acontecem na sede do Regional baiano – localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foram ministradas pelos servidores Robson Correia e Hilton Lisa Júnior (Chefe da 11ª ZE).

A capacitação dos mesários da 11ª ZE acontece até quarta-feira (10/8). Os treinamentos devem ocorrer até o próximo mês de setembro, sendo cada zona eleitoral responsável pela definição de metodologia, local, data e horários dos cursos oferecidos aos seus mesários.

O treinamento dos mesários convocados pela 11ª ZE envolverá 10 turmas, sendo quatro até amanhã (9/8) e duas na quarta-feira (10/8). Os horários estão divididos em 8h, 10h, 13h e 15h. A duração é de cerca de duas horas, estando dividido em módulo teórico e prático. A primeira parte consiste na exibição de um vídeo produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), orientações gerais e esclarecimentos de dúvidas. Já a parte prática inclui o manuseio dos equipamentos utilizados nas eleições, a exemplo da urna eletrônica e do terminal do mesário.

Comunicado

As orientações sobre dia e horário no qual devem comparecer ao treinamento são transmitidas aos mesários por meio de correspondência enviada ao endereço registrado no Cartório em que o mesmo é cadastrado. O procedimento é válido tanto para mesários convocados pela Justiça Eleitoral quanto para os inscritos voluntariamente por através do “Projeto Mesário Voluntário".

É válido salientar que o mesário que não participar do treinamento estará sujeito a possíveis penalidades. A participação no curso é válida para efeito de dispensa do trabalho, na esfera pública ou privada. Os mesários que não puderam comparecer ao treinamento deverão comunicar a ausência à Zona Eleitoral que emitiu a convocação. Para isso, o prazo é de cinco dias.

Treinamento Online

Os mesários também têm a opção de realizar o treinamento virtualmente. Para isso, é necessário acessar o site mesarios.tre-ba.jus.br. Será preciso seguir as instruções descritas na carta de convocação da Justiça Eleitoral. O mesário que optar pela capacitação via internet será automaticamente dispensado do curso presencial.

Benefícios do voluntariado

Além de favorecer a democracia, por meio da atuação do processo eleitoral, os mesários ganham outros benefícios. Por exemplo, têm vantagem em casos de empate em concurso público, caso haja previsão em edital. Para o universitário cuja faculdade mantiver convênio com a Justiça Eleitoral, as horas trabalhadas na eleição poderão servir como crédito para as atividades curriculares complementares. Os treinamentos para mesários continuam até setembro, conforme organização das Zonas Eleitorais na Capital e interior do Estado.
 

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.