Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

A obstrução nasal é um sintoma muito comum na população, assim como o uso por conta própria de medicações que tentam combatê-la. A obstrução nasal pode existir por diversas causas, entre elas as doenças virais das vias respiratórias, como os resfriados; as sinusites ou por distúrbios estruturais do próprio nariz, como é o caso dos desvios de septo nasal. De certa forma, o incomodo é passageiro quando se trata de uma infecção viral, mas pode ser duradouro e progressivo nas rinites alérgicas e nos casos em que existe uma barreira anatômica que impeça a boa passagem do ar pelo nariz.

A queixa de nariz entupido pode estar presente nas crianças e nos adultos. Na infância, as causas mais comuns são as rinites crônicas e as hipertrofias das tonsilas faríngeas, as famosas adenoides. Já nos adultos, várias causas podem ocorrer, o que leva a um maior número de pessoas com obstrução nasal. Muitos fazem uso abusivo de descongestionantes nasais sem prescrição de um médico, o que pode levar a implicações perigosas no organismo pela ação vasoconstrictora que esses medicamentos causam, como por exemplo o aumento da pressão arterial.

Por esse motivo, se você apresenta obstrução nasal persistente, aconselha-se procurar atendimento médico especializado para uma avaliação completa que possibilite um diagnóstico preciso e tratamento correto e eficaz. Muitas vezes o tratamento poderá ser apenas clínico (através de orientações e medicamentos) ou em outros casos cirúrgicos ( cirurgias de “adenoides” ou “desvio de septo”).

Dr.Vicente Monteiro é otorrinolaringologista, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico facial e professor de Medicina da UNIVASF campus Paulo Afonso/BA. Atualmente, atende na CLISA, situada na Av. Landulfo Alves, 588, Centro, às segundas e sextas-feiras, tel: (75) 3282- 0999. Além de exames otorrinolaringológicos com aparelhos de ultima geração, Dr. Vicente Monteiro realiza cirurgias de ouvido, nariz e garganta nas melhores clínicas de Paulo Afonso. Atende consultas particulares e planos de saúde FACHESF, UNIMED E AMACHESF.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.