Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

A partir desta terça-feira (26), a Comarca de Paulo Afonso tem um novo prédio para o fórum, ao lado da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal. A unidade representa a concretização de um antigo desejo da comunidade jurídica da região.

A estrutura moderna oferece maior conforto, com salas amplas distribuídas em um prédio de cinco pavimentos, com área total construída de 3.369 m². A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) doou o terreno de 9.100m² para a construção e o Tribunal de Justiça da Bahia investiu R$ 9,5 milhões.

Nesta terça (26), além da inauguração do fórum, o TJBA também aprimora os serviços do Judiciário em Paulo Afonso com a instalação de duas novas varas: a 1ª da Infância e Juventude e a 2ª do Sistema dos Juizados Especiais.

“Damos um passo decisivo para a nossa melhor prestação jurisdicional com a entrega deste prédio. É uma obra idealizada, projetada, contratada e realizada nesta gestão”, afirmou o presidente do TJBA, desembargador Eserval Rocha.

No seu discurso, o presidente do TJBA destacou as obras, reformas e construções da gestão, além de falar sobre a melhora das estatísticas referente à atuação do Judiciário, número e formação dos magistrados, informatização e modernização. “O Poder Judiciário está cumprindo seu papel, tornando mais rápida e, portanto, mais democrática a Justiça. Paulo Afonso deve comemorar essa nova era, um novo tempo da Justiça na Bahia”, declarou o presidente do TJBA.

Servidores, magistrados e autoridades locais reconheceram a importância das ações para a comarca.

“Nos vangloriamos, não só pela bela estrutura física, mas pelo serviço que vai ser prestado. Em nome do povo de Paulo Afonso, quero agradecer por esse investimento”, pontuou o prefeito Anilton Pereira.

A escrevente da 2ª Vara Cível da comarca de Paulo Afonso, Elivânia Torres, servidora há onze anos, ressaltou: “é muito gratificante poder trabalhar no novo fórum. A população também se sente beneficiada”. E o juiz diretor do fórum, Rosalino dos Santos Almeida, lembrou que o novo prédio tratava-se de uma demanda antiga. “Estamos muito gratos ao presidente”, disse.

Esse é o sétimo fórum novo entregue pelo atual presidente do TJBA, em menos de dois meses. Além de Paulo Afonso, foram beneficiadas as comarcas de Central, Sobradinho, Barreiras, Luís Eduardo, Irecê e Rio Real. Há ainda obras em andamento para novos fóruns em Serrinha, Canarana e Nazaré e de reforma do fórum de Feira de Santana.

Varas
As novas varas instaladas em Paulo Afonso também possibilitarão melhorias na prestação jurisdicional e o novo fórum tem capacidade para abrigar todas elas.

O corregedor das Comarcas do Interior e responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJBA, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, falou sobre a atuação da vara especializada da infância e sua importância. Antes, os processos dessa área tramitavam na 2ª Vara Crime da comarca.

O presidente Eserval Rocha aproveitou para anunciar a criação de mais uma unidade da Infância e Juventude em Salvador, ainda essa semana.

O juiz Anderson Bastos, assessor especial da Presidência do TJBA para Assuntos Institucionais, representou a coordenadora dos Juizados Especiais, juíza Luciana Setúbal. O magistrado informou que na 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Paulo Afonso há quase 5 mil processos em andamento. E, no ano de 2015, 3.798 novas ações foram ajuizadas, sendo julgadas 4.601 ações. A 2ª vara, recém-instalada, vai contribuir para dar mais celeridade ao atendimento dessas demandas.

Também estiveram presentes no ato solene, o juiz Oséias Costa de Souza, assessor especial da Presidência para Magistrados; o secretário de Planejamento, Ilton Leão; o diretor de Serviços Gerais do Tribunal, Everaldo Mendes; o juiz federal da subseção Judiciária de Paulo Afonso, João Paulo Piropo de Abreu; o promotor de Justiça, Moacir Nascimento; o presidente da OAB, subseção Paulo Afonso, Maria do Socorro Rolim; a prefeita do município de Glória, Ena Vilma Negromonte; e o reverendo padre chanceler da diocese de Paulo Afonso, Adriano Carvalho.

 

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.