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O auditório do CEMPA recebeu na manhã desta sexta-feira (27) integrantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e convidados para discutir a elaboração do Plano Municipal de Educação, que tem o objetivo de responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa. O evento conta com a participação de representantes de vários seguimentos e setores sociais, como diretores de escolas, convidados, representantes de conselho e da Direc.

A secretária Municipal de Educação, Maria Selma Alves de Carvalho Siqueira, impossibilitada de comparecer ao evento em função de compromisso assumido anteriormente, foi representada pelo professor Edson Barreto. Em sua justificativa, Selma Carvalho ressalta em um trecho do documento lido pelo representante, “que a construção do plano é uma oportunidade de se traçar de força democrática um novo rumo para o esporte das Redes Municipal, Estadual, Federal e particular de ensino e que o município já vem desenvolvendo diversas ações em prol do nosso esporte e inclusão social”.

A reunião realizada pela SEMED teve como orientador Fábio Alcântara e o professor de Educação Física e palestrante, Gilson Pereira, que falou da importância da elaboração deste plano para o desenvolvimento da educação básica, chamando atenção para que o mesmo seja amplamente discutido pela sociedade e acrescido de novos conteúdos oriundos das demandas sociais.

Quando se trata de uma ampla discussão que envolve o governo e a sociedade esperamos que todos façam o seu dever de casa”, destacou o orientador Fábio Alcântara.

Para o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Bruno Diniz, um dos objetivos é envolver socialmente pessoas de todas as faixas etárias que se encontram ou não no esporte, o dispositivo fundamental para uma melhor qualidade de vida, trazendo para crianças, jovens e adolescentes um esporte participativo, seguro e inclusivo.

Com a elaboração do Plano Municipal de Educação os gestores locais precisam fazer um diagnóstico de sua realidade para que assim possa fazer o alinhamento junto ao Plano Nacional de Educação, responsável pela avaliação das ações exercidas por cada município. É sob esta perspectiva que a construção do PME deve ser elaborado, levando em conta os profissionais da educação e os diferentes setores da sociedade ligados a esta área.

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