Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

À beira de um colapso, sem contar com o caos na área rural, a cidade de Santa Brígida passa por um dos piores momentos de crise no abastecimento de água. Moradores, empresários, profissionais e alunos da rede de ensino já não aguentam mais a falta de água nas torneiras, com localidades que chegam a ficar até 20 dias seguidos sem uma gota d’água, e as pessoas são obrigadas a comprarem-na com os donos de carros-pipa.

Não fosse o bastante, as frequentes quedas e oscilações de energia na cidade têm tirado o sossego de empresários e moradores em geral, que reclamam dos prejuízos financeiros por causa dos aparelhos eletrônicos que são danificados, além de órgãos de atendimento ao público, que têm seus serviços interrompidos, causando transtorno aos cidadãos, como é o caso da agência dos correios.

Após ouvir o clamor da população urbana, não obstante as reivindicações dos que residem nas áreas rurais, os vereadores João de Sizinandes (Presidente da Câmara) e Cláudio da Colônia (Vice-Presidente), em companhia do Controlador Interno da Câmara, Paulo Roberto e uma das lideranças do Km40, Romero Percílio (Nego), filho do ex-vereador Roberto Percílio -, foram a Salvador nesta terça-feira (24), para se reunirem com os diretores da Embasa, da Cerb, e com o Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo.

Ao ser questionado pelos vereadores e demais colegas da comitiva, sobre a deficiência no fornecimento de água em Santa Brígida, podendo chegar a um colapso – justamente num período de grande insatisfação da população, que teve de “engolir” a triste realidade da cobrança da taxa de esgoto de 80% do consumo, o Diretor de Operações do Interior – da Embasa, José Ubiratan Cardoso, disse ser lamentável o que está acontecendo, mas que a solução do problema é a ampliação da adutora que bombeia a água do rio São Francisco, cujo projeto fora desenvolvido após reivindicações do governo municipal, ainda em 2011, reiterado em 2012, orçado em aproximadamente 1,3 milhão, com obras previstas para início de 2016.

Não contentes, os vereadores exigiram uma solução pelo menos paliativa, até a realização dessa obra, porque o povo não pode pagar por isso. Diante disso, o diretor se comprometeu em enviar ao município uma equipe técnica, que estudará a possibilidade de reverterem, em parte, a situação atual.

Na reunião com o deputado Marcelo Nilo, João e Cláudio protocolaram alguns requerimentos, entre eles, o que solicita o seu apoio para cobrar providências imediatas a Coelba, quanto às recorrentes quedas de energia na cidade, e se for preciso, entrar com um requerimento na Assembleia, a fim de ganhar apoio de outros deputados, o que dará mais força à reivindicação, uma vez que o problema se repete em outros municípios circunvizinhos.

O deputado Marcelo Nilo agendou uma reunião entre os vereadores e o Diretor-Presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Dr. Marcus Bulhões e o diretor de Saneamento, Antônio Eduardo de Matos, que prontamente os recebeu e acolheu os pedidos de perfuração de poços artesianos e instalação de sistemas de bombas nestes e em outros já existentes.

Ainda foram protocolados no gabinete do deputado federal Mário N. Júnior, sete ofícios requerendo tratores com implementos agrícolas, extensões de água, outros poços artesianos etc.

As reivindicações apresentadas foram:

• Solicitação de instalação de sistema elétrico de bomba em poço artesiano no povoado Caraibeira I, Colônia;
• Solicitação de perfuração de poço e instalação de sistema de bomba elétrica para atender as comunidades Caldeirões, Serrote de Areia e Sundinga;
• Solicitação de carroção-pipa para associação da comunidade Baixão
• Solicitação de instalação de bomba nos poços artesianos da comunidades Caixa Cobrir e Morada Velha;
• Solicitação extensão de rede de água da comunidade Aroeira até a Lagoa do Barro (aprox. 2km);
• Solicitação de um Trator com implementos agrícolas e Carroção-Pipa para as associações da comunidade Porteiras e dos povoados Colônia e Marancó;
• Instalação de Energia Elétrica rural para 9 famílias da comunidade Baixão I e para um poço artesiano na mesma localidade.

Recentemente, o deputado Mário Júnior destinou ao município de Santa Brígida, através de Emenda Parlamentar, pela CODEVASF, mediante solicitação do vereador João de Sizinandes, um Trator de Pneus, que deverá ser entregue à Associação do povoado Riacho Fundo, ainda em Dezembro deste ano.

“A reiteração da parceria com os deputados Marcelo Nilo e Mário Júnior para 2016, é um sinal positivo no que se refere a encontrarmos portas abertas em prol do nosso povo; eles não medirão esforços para direcionar para o município total atenção, em detrimento às solicitações que encaminharmos às duas casas legislativas por meio deles”, afirmou João.

Para os vereadores João de Sizinandes e Cláudio da Colônia, a viagem foi extremamente gratificante.

 

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.