Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Na próxima quinta-feira (26), o professor delmirense Edvaldo Nascimento relança seu livro “Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra” durante a VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A obra, que está na terceira edição, vem com um novo capítulo, foi lançado pela primeira vez durante a Bienal de 2013, sendo considerado um dos grandes sucessos do evento.

O livro analisa o processo educacional desenvolvido por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia no sertão de Alagoas, no período de 1902 a 1926. Na recente edição, Edvaldo incluiu a trajetória de gestão dos irmãos Menezes no processo educacional após o trabalho realizado por Delmiro. “Para mim é prazeroso dar continuidade aos estudos sobre a história da educação no Sertão do São Francisco. Esta terceira edição revista e ampliada, conta com minha análise sobre os estudos que tinham sido finalizados nos anos 1920 até a década de 1940. Fiquei muito satisfeito com o resultado desta edição, que está sendo organizada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos”, falou. A nova edição conta ainda com prefácio da Professora Luitigarde Cavalcanti Barros.

O livro “Delmiro Gouveia e Educação na Pedra” é resultado da pesquisa que Edvaldo realizou durante o seu mestrado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a orientação do professor e doutor Élcio de Gusmão Verçosa. Ali é retratada a trajetória do cearense que modernizou o Recife no final do século XIX e viveu os últimos 15 anos de sua vida no sertão alagoano, onde fundou um núcleo fabril, composto de Vila Operária, uma fábrica de linhas, e a primeira usina hidrelétrica do Nordeste brasileiro. Analisa ainda o coronelismo, a República, a educação no Estado e os processos educacionais desenvolvidos por Delmiro Gouveia no sertão de Alagoas.

O relançamento acontece no dia 26 de novembro, às 19h, no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Sobre o autor
O escritor, que é natural de Paulo Afonso (BA), adotou o município sertanejo desde o final da década de 80, onde publicou a cartilha “Delmiro Gouveia Vida e Obra”, prefaciou várias obras, escreveu diversos artigos e produziu o documentário “Lá Vem o Juvenal”.
Membro da Fundação Delmiro Gouveia e mestre em Educação Brasileira pela Ufal, Edvaldo Nascimento, que também é vereador pelo município, se especializou em estudos sobre o Nordeste, principalmente o sertão alagoano, onde desenvolve seus estudos há mais de 15 anos.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.