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Joyce Desirê Cavalcanti Gomes, 24 anos, é formada em Nutrição 2012 pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, em Recife/PE, especializou-se em Nutrição Esportiva no ano passado. A pauloafonsina atende em consultório particular na sua cidade natal, na Clínica Roque Oliveira (CLIRO) e Clínica Cuidar.

Joyce explica que cuidar da alimentação da população é algo fantástico, que é impossível não se apaixonar, principalmente quando os resultados são atingidos, muitas vezes com pequenas mudanças nos hábitos alimentares do indivíduo. Isso já reflete numa melhoria significativa para a qualidade de vida dessa pessoa, e essa sim é a maior recompensa profissional.

Diante da mudança de hábitos da população (redução do tempo para realizar as refeições, compromissos profissionais, novos alimentos ofertados, falta de tempo para fazer compras no supermercado, sedentarismo, etc.), as pessoas estão buscando cada vez mais dietas que prometem resultados imediatos. Mas será que elas realmente valem a pena?

Segundo Joyce, toda mudança na alimentação deve ser orientada por um nutricionista, profissional legalmente habilitado para prescrever dietas. Atualmente, muitas informações e produtos estão sendo difundidos na comunicação social, porém nem tudo que é publicado tem comprovação científica ou é tão milagroso assim. “Atendo muitos clientes no consultório que estão sacrificando demais sua alimentação, esquecendo que está deve seguir os princípios da quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Assim, a alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa e adequada a quem está consumindo.”

Em virtude das estatísticas atuais sobre o aumento de sobrepeso e obesidade, assim como distúrbios alimentares e alta adesão de dietas muito restritivas, o Ministério da Saúde divulgou alguns Passos para uma Alimentação Saudável, estes são orientações práticas sobre alimentação para pessoas saudáveis com mais de dois anos de idade. São eles:

  • Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;
  • Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
  • Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
  • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
  • Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação;
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;
  • Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia;
  • Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo.

Uma alimentação saudável vai garantir à pessoa todos os nutrientes necessários para o organismo funcionar perfeitamente, por isso evite exageros, mudanças muito bruscas, para que não comprometa sua saúde. Alimentar-se bem estimula ao indivíduo a ter uma qualidade de vida.

CLIRO – Clínica Roque Oliveira
Av. da Maçonaria, nº 200 – vizinho ao Colégio Monteiro Lobato 3282-0023

Clínica Cuidar – Centro Médico Cliomel, Rua Floriano Peixoto, nº 607 – 2º piso 3281-2129

Instagram: @nutri_pa
Facebook: Nutri.PA
 

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