18 de abril de 2024

Racismo em Universidade de Paulo Afonso: UNEB Campus VIII envia ‘Nota de Esclareciento’

Por

O episódio de uma suposta injúria racial que mobilizou estudantes da UNEB de Paulo Afonso motivou o Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus VIII – a tornar pública uma Nota de Esclarecimento sobre o tema que dominou dos debates nas salas e nos pavilhões da instituição.

Semana passada, Camila Régia, 26 anos, estudante do 3º período de Pedagogia mobilizou todo o colegiado para combater o racismo. Tudo começou quando um estudante fez o seguinte comentário: “além de pobre, pedagogo é preto”, outro teria dito ainda, “preto fede”. A ofensa teria partido de um estudante de Direito e foi confirmado por muitos estudantes, porque aconteceu no intervalo das aulas.

Após repercussão nos sites e redes sociais, a UNEB se pronunciou sobre o caso e disse que “repudia e que não compartilha com qualquer ato de discriminação, preconceito, intolerância ou racismo. Assina a nota, Dra. Erika dos Santos Nunes – Diretora UNEB – Campus VIII. Veja abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO: UNEB CAMPUS VIII – PAULO AFONSO

O Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus VIII – Paulo Afonso, tendo em vista as notícias que estão sendo publicadas referentes ao episódio de injúria racial envolvendo discentes no Campus VIII – Paulo Afonso vem a público declarar que repudia e não compartilha com qualquer ato de discriminação, preconceito, intolerância ou racismo. Esse lamentável acontecimento é incompatível com os princípios que fazem a UNEB uma Instituição reconhecida por sua atuação socialmente inclusiva, plural e de respeito às questões relacionadas aos direitos sociais. Assim, qualquer atitude envolvendo a comunidade acadêmica e que violem os direitos humanos e princípios democráticos deve ser esclarecida no intuito de assegurar um ambiente acadêmico saudável, digno e ético.

ENTENDA MAIS SOBRE O CASO AQUI.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!