Vacina contra o sarampo: Postos de saúde da ilha de Paulo Afonso abrirão neste sábado (15)

A iniciativa do Ministério da Saúde (MS), nesta etapa, é destinada para pessoas de 5 a 19 anos de idade

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA | 14 de Fevereiro de 2020 às 16:53




 

Neste sábado (15), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da ilha estarão em pleno funcionamento para o Dia D de vacinação contra o sarampo.  A ação, preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), é destinada para pessoas de 5 a 19 anos de idade.

 

Na manhã desta sexta-feira (14), o adolescente Alisson Ronald, de 15 anos, morador da Rua Tamandaré, foi um dos primeiros a receber a dose da vacina na unidade que ele é atendido. Ele aproveitou o momento para convocar o público prioritário da campanha para receber a vacina contra o sarampo.

 

Alisson Ronald, de 15 anos. Foto: Divulgação.

“Estou fazendo a minha parte, a imunização é essencial para não contrairmos as enfermidades. Espero que as pessoas participem ativamente do Dia D, que acontece amanhã”, alertou.

 

“É importante que os pais levem os filhos para que recebam a vacina, porque previne da doença e contribui com o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Nossas unidades da área urbana estarão preparadas para atender a comunidade Na área rural, a imunização é feita por meio de visitas da equipe, com um calendário que já teve início.  Alertamos aos pais que não esqueçam o cartão de vacinação”, afirma o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde.

 

Ele explica que as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses procurem o centro de saúde para atualizar o esquema vacinal.

 

A campanha vai até o dia 13 de março e a vacina está disponível nas unidades de saúde do município, com horário de atendimento de a segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e, as sextas, de 7h às 13h.

 

Sintomas

 

Pessoas com sintomas de sarampo devem procurar imediatamente o atendimento médico e manter afastamento social. Os sinais incluem febre, conjuntivite, tosse, coriza e manchas vermelhas no corpo.

 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por vírus, e a única forma de interromper a cadeia de transmissão é por meio da vacina.









Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.