Na tarde da segunda-feira 26 de março de 2018, os Vereadores Antonio José dos Santos, Ivande dos Santos Silva, Jairo Ribeiro Varjão e José Matos Pereira, acompanhados do Advogado, Dr. Rodrigo Coppieters, estiveram na 22ª Inspetoria Regional de Controle Externo de Paulo Afonso – TCM, onde na oportunidade protocolaram na referida Corte de Contas uma Denúncia contra o Prefeito interino do município de Jeremoabo, Sr. Antonio Chaves, por Fraudes em Licitações e desvios de Recursos Públicos.
A Denúncia em questão é fruto de uma Auditoria realizada nos meses de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, onde de forma aleatória, foram escolhidos cerca de 65 (sessenta e cinco) Processos Licitatórios no município em questão, os quais tramitaram entre os meses de janeiro e novembro de 2017. Após a auditoria dos mesmos, foram detectadas fraudes e irregularidades em 33 (trinta e três) Processos de diversas modalidades, entre Dispensas de Licitação, Dispensas Emergenciais, Cartas Convite e Pregões; sendo 19 (dezenove) Processos com Fonte de Recursos Federais e 14 (quatorze) com Fonte de Recursos Próprios, resultando por sua vez em uma Denúncia com aproximadamente 3.700 páginas.

Entre os Certames auditados, destacam-se fraudes nas licitações de Merenda Escolar, Materiais Penso e Hospitalares, Medicamentos diversos, Urnas Funerárias, Locação de Veículos, Materiais de Expediente, Cestas Básicas e Coleta de Resíduos Sólidos, Limpeza e Conservação de vias públicas, ultrapassando a importância de R$11.500.000 (onze milhões e quinhentos mil de reais).
Segundo os parlamentares, a denúncia aponta claramente as Licitações fraudulentas com o único objetivo de Locupletamento do dinheiro público, destacando o conluio entre várias empresas, sendo muitas delas de “fachada”; a limitação a competitividade, superfaturamentos, montagem de processos, jogo de planilhas, envolvimento de servidores e agentes políticos municipais, além de práticas de Peculato, uso de documentos falsos e formação de Organização Criminosa.
O Vereador Jairo frisou que a denúncia apresentada não tem nenhum caráter político, e sim, o objetivo de garantir do uso do patrimônio e dos recursos públicos em proveito da sociedade e não para atendimento de interesses pessoais de servidores. O Vereador Ivande complementou dizendo que é obrigação dos Edis protocolar representações dessa natureza junto ao Ministério Público, a fim de que o mesmo fiscalize as relações entre o poder público e a iniciativa privada, uma vez que o mau uso dos recursos públicos gera o desperdício e prejudica o atendimento ao cidadão.
Nos próximos dias, outras Denúncias deverão ser protocoladas pelos Edis nos demais órgãos fiscalizadores, tais como MPF, MPE, JUSTIÇA FEDERAL e JUSTIÇA COMUM.
Agora Jeremoabo tem oposição de verdade parabéns vereadores …. quero ver agora tista
Jeremoabo sempre foi governada por …., gente que mantem longe da Bahia sua fortuna!
Parabéns vereadores! O dinheiro do povo é para o povo
Vamos juntos Deri