Lula e o papa Francisco – encontro de dois velhos amigos. Por Francisco Nery Júnior

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 16 de Fevereiro de 2020 às 21:59

Lula e papa Francisco. Foto: Ricardo Stuckert/.



 

 

É o que sugere a foto. O papa Francisco recebeu Lula a título privado para conversar sobre desigualdades [cada vez mais acentuadas no mundo]. Em 13 de fevereiro, parlamentaram durante uma hora sobre desigualdade, pobreza e proteção ao meio ambiente. Segundo noticiado, o nome do presidente Jair Bolsonaro não foi mencionado na conversa.

 

A mídia internacional não omite que Luís Inácio Lula da Silva é investigado em uma dezena de acusações (que Lula nega) de corrupção e lavagem de dinheiro e que está em liberdade aguardando apelo da sentença de oito anos e dez meses de reclusão em um dos processos. Os órgãos de comunicação nacionais estão como que tomados de surpresa e parecem aguardar a reação dos vários setores da vida política nacional para se manifestar.

 

Se Lula tivesse me consultado – consultado também os leitores -, eu poderia ter sugerido alguns tópicos para debate com o Sumo Pontífice, visando à redução daquelas desigualdades. Autorizados pelos respectivos currículos, o que poderiam nos aconselhar? Vejamos:

 

1. O que fazer quando estamos a pagar um bilhão de reais por dia para o serviço da dívida brasileira? A solução de a economia crescer e a dívida se tornar insignificante fica cada vez mais longe. Estamos falando de mil milhões de reais por dia!

 

2. Trezentos e sessenta e cinco bilhões de reais (R$365 bilhões) por ano diminuiriam ligeirinho a tão explorada desigualdade. A título de comparação, o Bolsa Família consome apenas 30 bilhões. O que os dois acham do placar no centro de Lisboa: “Cadeia para quem endividou o país”?

 

3. Como acabar com os sistemas privilegiados de aposentadoria sem sentido que sangram o orçamento nacional?

 

4. Como acabar com os salários astronômicos do setor público?

 

5. Como salvar o rio São Francisco dentro do conceito maior da preservação da Natureza? São Francisco sem água, são Francisco morto. Fim da Chesf. Os treze bilhões de reais empregados na chamada transposição terão ido por água acima.

 

5. Por que não elevar o imposto de herança para o nível dos países europeus? Filhos e parentes outros herdando a metade do espólio do falecido já estaria de bom tamanho. Sustada a roubalheira, em uma geração teria havido bastante redução da desigualdade.

 

6. Como reduzir os orçamentos do Congresso Nacional e do Poder Judiciário pejados de extravagâncias, excessos e injustiças?

 

7. Como implantar um modelo de gestão tipo cooperativa para conglomerados de pequenos municípios próximos cujas máquinas administrativas consomem todo o orçamento municipal?

 

8. Como incentivar blocos continentais para reverter os trilhões de euros gastos com a indústria bélica em favor da redução da desigualdade no mundo?

 

9. Como emendar a Constituição para que os vereadores dos 5.570 municípios brasileiros recebam apenas uma ajuda de custo?

 

10. Ao invés de pulverizar os lucros e dividendos do petróleo do pré-sal, por que não usá-los para a redução da dívida brasileira? O estado do Rio de Janeiro, estado que mais recebe dividendos da exploração do petróleo na costa, é o mais endividado do Brasil.

 

Francisco Nery Júnior









8 pensamentos em “Lula e o papa Francisco – encontro de dois velhos amigos. Por Francisco Nery Júnior”

  1. Acredito que o “Papa”, o pastor e demais líderes religiosos recebem qualquer pessoa para conversar, pedir bênçãos ou pedir perdão. Pois os pecados todos irão acertar com Deus Todo Poderoso que julga os vivos e os mortos. DESSE ninguém escapa.

    1. So quem julga e perdoa é Deus .
      Nem papa nem pastor nem nenhuma alma na terra tem poder para abençoar um ser humano qualquet que seja.
      Abaixo desse céu , virou um inferno a humanidade .

      1. Sim, correto. Mas creio que uma pessoa que sente vontade de desabafar e tiver a humildade de falar entre os irmãos de fé e líderes que errou também é uma maneira de mostrar arrependimento. Sabendo que só Deus conhece os corações dos homens e só ele tem o poder de julgar e perdoar mesmo.
        Só reforçando: Eu quis dizer que conversar, pedir benção ou perdão ao líder religioso, é só para servir como testemunho. mas só Deus sabe a verdade das atitudes de cada um e dos pecados.

  2. Esse ….. tem vídeo na internet dizendo como enganou a igreja Católica, ele mesmo admitindo que enganou! ….. quebrou o País com corrupção e Dívidas, dando dinheiro público para ditaduras nos outros países só para ganhar popularidade, enquanto meus irmãos brasileiros sendo enganado e pagando conta que não é nossa.
    DESAFIO PARA PESSOAS SÉRIAS!!!
    Por favor, Não seja ignorante assista ao documentário que está no youtube.
    1964 O Brasil entre armas e flores. Brasil Paralelo

  3. O Papa se desmoralizou por completo. É um falso profeta e não é cristão. É comunista infiltrado em nossa igreja católica. O saudoso Papa Pio IX orientou que se um papa futuro ensinasse algo contrário a nossa fé católica, não deveríamos segui-lo. Pois bem, não sigam este papa comunista, que está abençoando ditadores e corruptos e ainda, está omisso e caladinho para a legalização do aborto ( em mais de 20 países) e no massacre de cristãos em países islâmicos e comunistas. Como católico retado, este papita comuna, não me representa. Não sigam este falso profeta. No carnaval da Itália, foi chamado de CHE GUE PAPA. O latido de minha cadela (Suzi) tem mais moral do que todas as palavras deste papita comuna.

  4. Tanta gente falando mal de Lula, mas no tempo dele eu comia carne, tinha emprego, viajei de avião, comprei um carro, a gasolina era 2,30, o Brasil era respeitado, o nordestino tinha bousa família, e agora com este homem tão honesto na presidência tudo mudou para pior, não adianta falar bem deste homem pois nos os mais pobres estamos passando por momentos dificeis, e apesar das propagandas de alguns eleitores fanáticos do presidente nos não estamos sentindo melhoras só piorar, eu ia me aposentar ano que vem, agora tenho que trabalhar mais 10 anos, mas como se não estou conseguindo emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.